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O clima do planeta está esquentando e o risco de catástrofes naturais aumentando é o que se lê e assiste diariamente.

Mergulhados num mar de incertezas,vem a questão. Dá para mudar? Cremos, com esperança e fé que sim.

O Brasil que concentra um terço das florestas mundiais e possui a maior biodiversidade do planeta se vê obrigado,em sã consciência, a dar muitos exemplos por meio de iniciativas governamentais,de empresas de todos os portes e principalmente contribuições individuais no sentido de reduzir emissões de gases estufa.

Somos, pelo contrário, grandes emissores de poluentes devido ao desmatamento e as queimadas.

O setor de serviços tradicionalmente, e pela característica de sua intangibilidade, polui bem menos que os outros e vem promovendo ações para neutralizar emissões de carbono.

Em países europeus, que aplicam há algum tempo a gestão socialmente responsável e sustentável, lojas que vendem móveis e eletrodomésticos prestam o serviço de coletar as embalagens(como papelão, plástico-bolha ou isopor) após a entrega do produto, na casa do cliente.O materialvolta para a loja onde é reaproveitado ou encaminhado para reciclagem.

Eventos recentes em São Paulo como feiras de moda resolveram compensar suas emissões com o plantio de árvores sinalizando uma nova cultura em formação, com base na mudança de padrões de consumo.

Uma iniciativa simples, mas exemplo a ser seguido é o recente projeto criado pela secretaria municipalde São Paulo, que libera nos finais de semana o transporte de bicicletas em trens e metrôs.
O efeito disso é pequeno, certamente, mas é uma iniciativa que além de tirar das ruas uma grande frota de veículos que emitiriam quem sabe, toneladas de monóxido de carbono com sua circulação, promoverá uma nova gama de serviços até então inexistentes. Se a moda pega, teremos nas estações de trens, venda de bicicletas,manutenção, locação e seguro, num primeiro momento. A oferta de outros serviços vinculados virá a reboque.
O transporte numa modalidade não poluente é, como a reciclagem de materiais ou o consumo mais eficiente de energia elétrica a oportunidade de desenvolvermos novas habilidades para o atendimento de demandas sustentáveis.

Aos profissionais de marketing jamais foitão necessário lidar com a identificação e o atendimento das necessidades humanas e sociais de forma lucrativa para todos os seres envolvidos. Lucro, não para garantir a sobrevivência desta ou daquela empresa ou retomo financeiro para seus acionistas, mas isto sim, lucratividade num conceito amplo, global literalmente, que comprometa e responsabilize toda a população na preservação do nosso planeta.

Gilberto Cavicchioli
Por Gilberto Cavicchioli

Consultor de empresas, professor em pós-graduação e MBA em grandes Escolas de Negócios do Brasil.
Dirige a empresa Cavicchioli Treinamentos cavicchiolitreinamentos.com.br