Skip to main content

O profissional atinge a faixa dos 40 anos e trabalhou até aqui, tanto na iniciativa privada quanto na atividade de empreendedor, certamente já desenvolveu boas habilidades profissionais, adquiriu “pele grossa”, como se diz, no sentido de desenvolver resistências diante das intempéries do cotidiano das empresas.

Um novo elemento, o peso dos anos por exemplo, pode, em certos casos, provocar algum temor, certa insegurança pessoal nos profissionais. Daí vem – ou poderão vir – alguns questionamentos. Estou velho, ou velha, para assumir novas posições na carreira? Posso ir mais longe do ponto em que hoje me situo na profissão?

O dia a dia das organizações exige dos profissionais um bom equilíbrio emocional para manter o intenso ritmo de trabalho, enfrentar os desafios frequentes e mais ainda, manter a inteligência emocional para “administrar” psicologicamente situações como esta da percepção da idade avançada.

Nesse sentido, a atividade de Mentoria, a orientação de carreira, é a ferramenta que ajuda na administração das tensões da vida profissional cotidiana. Influência a autoestima, a motivação e autoconfiança.

Crescer é o ato de se expandir, de se desdobrar em direção às grandezas de ambientes seguros e ilimitados. Para isso, é necessário criar um ambiente adequado, por meio da construção de caminhos emocionais capazes de tornar a sua jornada profissional o mais livre possível de fronteiras.

Independentemente do seu estado civil, sua idade ou potencial intelectual, você pode transformar as suas perspectivas de crescimento.

A mudança, como se diz, é uma porta que se abre pelo lado de dentro.

Gilberto Cavicchioli
Por Gilberto Cavicchioli

Consultor de empresas, professor em pós-graduação e MBA em grandes Escolas de Negócios do Brasil.
Dirige a empresa Cavicchioli Treinamentos cavicchiolitreinamentos.com.br