Quando a produtividade não é o mais importante

Cavicchioli Treinamentos - Cartórios

Artigo Arpen Excelência na Qualidade – Maio de 2009

Dias atrás, numa dessas manhãs de céu azul, luminoso, temperatura amena,   típicas  de outono, visitei  uma empresa na região da Grande São Paulo para apresentar um treinamento na área de Gestão de Pessoas e Qualidade.

Enquanto esperava na recepção para ser atendido, observei dois rapazes trabalhando num jardim que decorava um pátio interno da empresa. Os dois, com uniforme da empresa, muito alegres,  mesmo abaixados trabalhando na limpeza de um gramado muito bem cuidado, educados, me deram um bom dia daqueles que fazem a diferença. Sabe aquele bom dia, no tom de voz estimulante, que  realmente torna seu dia melhor?

No entanto, observei que os jovens trabalhavam num ritmo mais lento e demonstravam certa dificuldade no manuseio da terra e das ferramentas de jardinagem.

Não demorei em perceber que estava diante de uma iniciativa notável por parte dessa empresa. A iniciativa da inclusão  de pessoas com deficiência em atividades profissionais. Puro exercício de cidadania.

Como os dois rapazes jardineiros, é evidente que recrutar e capacitar pessoas,  para exercerem atividades profissionais requer trabalho árduo, de qualidade, de pessoal especializado das áreas de assistência social e médica.

Chamou-me a atenção a motivação que aparentavam no desempenho das tarefas, no zelo, não comum entre profissionais ditos produtivos.

A produtividade ali não era o mais importante. Tenho certeza de que são inúmeras as possibilidades para a inclusão social de pessoas com deficiência, seja esta física, visual, auditiva ou intelectual. Dependerá, entretanto de adotarmos uma visão holística das pessoas assistidas e focar suas eficiências.

Além da acessibilidade já aplicada às serventias, por que não pensar em futuro próximo acrescentar como requisito da qualidade a disponibilização de vagas para a inclusão social de pessoas como os dois produtivos jardineiros.

Um abraço e até nosso próximo encontro.

Gilberto Cavicchioli

Por Gilberto Cavicchioli

É professor de pós-graduação em cursos de Gestão de Negócios, consultor e gestor da empresa Cavicchioli Treinamentos. Realiza cursos e palestras técnicas sobre gestão de pessoas em cartórios extrajudiciais. Autor dos livros O Efeito Jabuticaba, na 4ª edição e Cartórios e Gestão de Pessoas: um desafio autenticado, na 2ª edição. Conheça nosso material sobre gestão em: cavicchiolitreinamentos.com.br