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ARTIGO ARPEN-SP Fevereiro 2012

O termo funcionários engajados é relativamente recente no estudo do comportamento organizacional, e está relacionado de perto ao entusiasmo e à motivação no trabalho.

Enquanto que alguns funcionários trabalham, com pouca energia e fazem apenas o essencial em relação às estratégias da empresa e necessidades dos clientes, o funcionário engajado, sente satisfação nas atividades que exerce, se interessa pelas oportunidades de aprendizado, sente que seu trabalho é importante e significativo. Sua interação com colegas e superiores é recompensada e nutritiva. Ele trabalha motivado.

Pesquisas recentes demonstram que funcionários engajados, são:

  • mais produtivos, criativos e eficientes no atendimento aos clientes;
  • mais atentos à segurança no trabalho, mais assíduos;
  • menos resistentes às mudanças;
  • geram resultados melhores.

Hoje, há empresas que levam tão a sério o assunto, que aplicam periodicamente questionários aos funcionários para medir seu grau de engajamento e motivação.

A questão é: como engajar os funcionários?

Conseguir o engajamento, tem muito a ver com a personalidade e vocação de cada um e também com o trabalho em equipe.

Importante relembrar, como já dito nesta coluna, que todos os membros da equipe devem ter um objetivo comum. Por exemplo, todos se comprometem, independente do setor em que trabalham, a apoiar o alcance das metas traçadas, compartilhando responsabilidades e dando o melhor de si quando exigidos.

Trabalhar em equipe requer essencialmente, funcionários engajados na busca de conquistas, de vitórias. Estar engajado funciona como um pré-requisito para o trabalho em equipe.

Muitos são os comentários a respeito da necessidade de contarmos com funcionários motivados, mas na realidade das empresas, poucas são as ações que propiciam o engajamento da equipe.

Com base nos trabalhos que realizo em empresas atentas com a motivação dos funcionários, apresento algumas sugestões para obter engajamento dos funcionários:

  • Há o engajamento quando sentem-se de fato, vitais para o sucesso do negócio.
  • Enxergam oportunidades de crescimento na carreira por meio do desenvolvimento de novas habilidades.
  • Contam com a autonomia para a realização de tarefas que envolvam  criatividade.
  • Proporcionar a percepção de um senso de justiça no ar,  e que os bons serão reconhecidos e incentivados a melhorar.

Como conseqüência disso, os funcionários engajados, além da lealdade para com o superior imediato e os colegas, desenvolvem lealdade para com a empresa, construindo laços afetivos.

E cá entre nós, sentimos na pele que o ambiente  com pessoas engajadas,  é mais saudável, tudo flui melhor e o tempo passa mais rápido.

Um abraço e até nosso próximo encontro.

Gilberto Cavicchioli

Por Gilberto Cavicchioli

É professor de pós-graduação em cursos de Gestão de Negócios, consultor e gestor da empresa Cavicchioli Treinamentos. Realiza cursos e palestras técnicas sobre gestão de pessoas em cartórios extrajudiciais. Autor dos livros O Efeito Jabuticaba, na 4ª edição e Cartórios e Gestão de Pessoas: um desafio autenticado, na 2ª edição. Conheça nosso material sobre gestão em: cavicchiolitreinamentos.com.br