Agir como empresa de pequeno porte, independentemente de qual seja seu real porte, é muito mais do que um jogo de palavras. Pode tornar-se uma estratégia para empresas que se apoiam no marketing dirigido a produtos (ou serviços) visando a ampliar seus horizontes de crescimento, para fortalecimento da qualidade e das avaliações favoráveis de seus clientes.
Afora as características da pequena empresa, em limitações de recursos materiais, financeiros e processos de gestão, agir como empresa de pequeno porte é operar rápido, com ênfase na confiança e na flexibilidade daquilo que agrega valor numa demonstração de compromisso com o tempo do cliente. É cuidar, é dar atenção, zelar e comprometer-se com as promessas feitas ao usuário ou cliente.
O consumidor de serviços, por exemplo, antes de qualquer coisa, acredita no intangível, no abstrato, na promessa de que o serviço atenderá às suas necessidades expectativas e desejos.
Agilidade e simplificação na empresa contemporânea passam pela redução da burocracia. O corte de camadas da hierarquia formal mantendo poucos colaboradores de escritório em paralelo ao treinamento de funcionários de nível mais baixo promove liberdade para a tomada de decisões em vez de sobrecargas de regulamentos e regras. O que inibe a flexibilidade e autonomia deve ser revisto e aperfeiçoado. Há muito conhecimento dentro das empresas que não é gerido e o momento requer independente do porte da empresa, desenvolver generalizado apreço pela simplicidade.
Ser empresa de grande porte proporciona os recursos e a complexidade suficientes para produtos e serviços em ambiente global. No entanto, nesse ambiente, a competitividade dependerá de estruturas descentralizadas, enxutas, com colaboradores mais conscientes de suas atribuições, mais responsáveis e membros de equipes autodirigidas.
O objetivo da empresa não deve ser outro senão aumentar a produtividade e a satisfação dos clientes, substituindo a burocracia pela criatividade, respeito mútuo e capacidade organizacional.
Os valores organizacionais humanos como integridade, alegria e trabalho em equipe provocam uma visão compartilhada de elevado propósito.
Algumas empresas hoje, embora de grande porte, conseguem por meio de softwares de gestão e equipes multifuncionais bem treinadas conseguem impressionar favoravelmente o cliente com sua eficiência e pessoalidade no atendimento. Ainda são poucas.
É fácil para nossos clientes realizarem negócios conosco? Ou, é fácil para nós realizarmos negócio conosco mesmos? Estas são perguntas que funcionam como bússola para orientar as estratégias e táticas visando operar uma empresa eficaz, independentemente de qual for seu real porte.
Operar como empresa de pequeno porte significa ter competência para adaptar-se às preferências do mercado e à personalidade de cada cliente. É adequar o atendimento conforme as circunstâncias, aliviando a carga sobre o cliente se ocorrer problemas e agir rapidamente, de forma pessoal para fazer os clientes sentirem-se especiais. Propositalmente especiais.
“Quando as pessoas são peças-chave do produto ou serviço, agir como uma empresa de pequeno porte é ser uma grande empresa.”
Texto original publicado no Blog do Empreendedor, Jornal Estadão.
Por Gilberto Cavicchioli
Consultor de empresas, professor em pós-graduação e MBA em grandes Escolas de Negócios do Brasil.
Dirige a empresa Cavicchioli Treinamentos cavicchiolitreinamentos.com.br