CNB / ARTIGO DE MARÇO DE 2011, PONTO DE VISTA
“Onde existe a vontade, existem os caminhos”
– Carl Rogers
Nesta edição, daremos sequência ao tema motivação de pessoas que, de tão relevante, chega a ser considerado, por alguns pesquisadores de recursos humanos, um dos calcanhares de Aquiles da administração de pessoas nas organizações.
Há algumas décadas, os administradores tentam, em vão, encontrar fórmulas ideais para motivar pessoas. No entanto, com as variadas fontes de informações mais disponíveis e a maior rapidez em obtê-las, torna-se tarefa fundamental as empresas planejarem com cuidado e atenção as iniciativas visando a motivação de seus colaboradores. A iniciativa que da certo na empresa de fulano, não garante que dará certo na sua empresa. E precisamos levar sempre em conta que o que nos move e entusiasma, em certas fases da vida, pode não nos motivar em tempos futuros. De qualquer forma, cabe às empresas estudar ações que motivem seu pessoal.
Motivar pessoas tem como base a confiança e a compreensão, portanto, pessoas motivadas têm maior vontade de disponibilizar seus talentos e desenvolver suas competências, ou melhor, sua capacidade de transformar conhecimentos, habilidades e atitudes em resultados.
Relacionamos uma breve lista de considerações e condutas adotadas por empresas de bens e serviços, que têm contribuído para a motivação das pessoas no trabalho:
- Os líderes têm grande responsabilidade pela motivação no trabalho. As equipes se ressentem quando não identificam coerência, clareza de objetivos e ambiente de apoio da liderança.
- Os ganhos e os salários coerentes e dentro da média do mercado, ou pouco acima, é, e sempre será, forte componente motivacional.
- As chances de desenvolvimento e capacitação profissional injetam boas doses de motivação.
- O reconhecimento dos bons desempenhos, o feedback dado com frequência, mantém acesa a chama da motivação.
- As ideias vindas dos colaboradores, na melhoria dos procedimentos internos,quando aproveitadas, motivam por longo período.
- O apoio a algumas demandas específicas como flexibilidade de horário e rodízio de funções ou atividades repetitivas, devolvem o entusiasmo.
Poderíamos estender essas considerações, pois as possibilidades de se motivar pessoas são ilimitadas. É importante observarmos que nós passamos mais de 60% do dia envolvidos com o trabalho. Cabe às empresas a responsabilidade de propiciar a motivação de seu pessoal, na direção do crescimento do negócio, do aperfeiçoamento de seus processos internos, e o incentivo ao autodesenvolvimento dos colaboradores.
Manter a motivação das pessoas na empresa é poder contar com maior satisfação, alegria e pró- atividade.
Sempre soubemos que o trabalho é a ação de transformar algo: matéria-prima em objetos, tarefas em serviços.
Portanto, quando estamos motivados, o trabalho certamente nos transforma em pessoas melhores, mais engajadas e acima de tudo, com maior capacidade de entender o que faz verdadeiro sentido em nossas vidas.
Ficamos por aqui. Um abraço e até nosso próximo encontro.
Por Gilberto Cavicchioli
É professor de pós-graduação em cursos de Gestão de Negócios, consultor e gestor da empresa Cavicchioli Treinamentos. Realiza cursos e palestras técnicas sobre gestão de pessoas em cartórios extrajudiciais. Autor dos livros O Efeito Jabuticaba, na 4ª edição e Cartórios e Gestão de Pessoas: um desafio autenticado, na 2ª edição. Conheça nosso material sobre gestão em: cavicchiolitreinamentos.com.br