CNB / ARTIGO DE JANEIRO DE 2011, PONTO DE VISTA

Um dos temas mais empolgantes e complexos relacionados à administração de empresas é, certamente, a motivação de pessoas.

Todo administrador, que já parou para pensar a respeito, com o intuito de motivar sua equipe e, além disso, mantê-la motivada, vai concordar comigo que o processo de “por vontade” nas pessoas, requer algum conhecimento do comportamento humano.

Estudar a motivação permite conhecer, entender e prever comportamentos: suas necessidades, seus motivos e expectativas.

Dentre tantos estudiosos da administração, os americanos Stoner e Freeman (1999), definem motivação como os fatores que provocam, canalizam e sustentam o comportamento de um indivíduo.

Por mais caprichada que seja tal definição, o comportamento das pessoas é influenciado por elementos e circunstâncias que variam com tanta facilidade e com intensidade tão imprevisível, que encontrar fórmulas para motivar pessoas, nos dias de hoje, é tarefa dificílima.

Particularmente, acredito que encontrar uma forma de motivar e manter pessoas motivadas é a questão estratégica mais importante de nossos tempos.

Com os primeiros estudos sobre a motivação no século XX, acreditava-se na construção de um único modelo de motivação que pudesse ser aplicado a qualquer colaborador, em qualquer situação. Nesse modelo, os incentivos salariais garantiam a motivação das pessoas – quanto mais produzissem, mais ganhavam.

Acontece que hoje, não funciona mais assim. Os motivos que impulsionam pessoas na direção de metas são mais complexos em função da própria evolução das condições de vida dentro e fora do ambiente de trabalho.

Mexer com o comportamento humano, provocar mudanças de atitudes, despertar vontades, requer técnica, bom senso, boa vontade e acima de tudo, sinceridade de propósitos.

Diferentes graus de qualificação das pessoas no trabalho requerem diferentes formas de estimular uma dedicação extra.

A pergunta freqüente que ouço dos gestores de empresas é: como motivar os funcionários?

Os programas contemporâneos de motivação são mais eficazes e envolvem muito mais do que aspectos financeiros. Cito a seguir três técnicas de motivação que ganham força nas organizações modernas:

  1. Proporcionar aos colaboradores  mais preparados, informações e autoridade para tomarem decisões  nas suas atividades.
  2. Desenvolver um bom ambiente de trabalho e nível agradável de relacionamento  que dêem condições das pessoas prosperarem.
  3. Reconhecer publicamente um trabalho bem feito
  4. Usar o desempenho como base para a promoção

A atividade notarial atravessa período de grandes mudanças e transformações de nível técnico e comportamental, em que, por exemplo, as tecnologias virtuais entram na nossa vida profissional sem pedir licença.

É necessário pensarmos em novas maneiras de motivar pessoas nas empresas, nas serventias, a fim de que  a atividade notarial acompanhe as rápidas evoluções exigidas pelo mercado.

Na próxima edição falaremos sobre as iniciativas adotadas por empresas que tem obtido bons resultados na motivação de seu pessoal.

Um abraço e até nosso próximo encontro.

Gilberto Cavicchioli

Por Gilberto Cavicchioli

É professor de pós-graduação em cursos de Gestão de Negócios, consultor e gestor da empresa Cavicchioli Treinamentos. Realiza cursos e palestras técnicas sobre gestão de pessoas em cartórios extrajudiciais. Autor dos livros O Efeito Jabuticaba, na 4ª edição e Cartórios e Gestão de Pessoas: um desafio autenticado, na 2ª edição. Conheça nosso material sobre gestão em: cavicchiolitreinamentos.com.br