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CNB – Artigo Novembro de 2012, Coluna Ponto de Vista

No final de novembro realizamos em Recife o treinamento Excelência no Atendimento ao Cliente”, a convite do CNB – seção Pernambuco. A atenção e hospitalidade que recebi, típicas do povo nordestino – que tem vocação para atender com qualidade –  foi de “tirar o chapéu”.

Os treinamentos de notários sobre melhorias no atendimento aos usuários acontecem por iniciativa do CNB-SP desde 2008 em todo o Estado de São Paulo. O intuito agora é levar a outras capitais do país as técnicas e os comportamentos mais adequados e modernos – pois há novas tecnologias envolvidas no atendimento aos clientes – àqueles profissionais que lidam com o público e conhecem as particularidades e as mazelas do serviço de atendimento com qualidade.

A experiência em Recife não poderia ter sido melhor: auditório lotado por tabeliães, escreventes e funcionários que vieram de várias cidades vizinhas, participaram com entusiasmo, trazendo histórias pessoais de atendimento relatadas em detalhes. Trocamos ali, exemplos e depoimentos extremamente úteis a todos os presentes.

Por sua grandeza de território e diversidade cultural, o Brasil apresenta peculiaridades  no trato com pessoas. Nosso povo gosta de contar seus casos, tem avidez pelo conhecimento de novas técnicas e melhores padrões de qualidade. Tudo o que é apresentado encontra sua versão local.

Abordamos temas diversos do atendimento: como tratar clientes irritados, como surpreender o cliente de forma que ele saia do cartório falando bem de você por exemplo. Trabalhamos também a questão da motivação dos funcionários e até as vantagens do uso de uniforme na serventia.

Em tempos de globalização, independente do ramo de atividade, o domínio das habilidades de atendimento ao cliente passa a ser um imperativo para todos os empresários e funcionários. Para nós brasileiros que temos à frente eventos importantíssimos como as Olimpíadas e Copa do Mundo de Futebol, trata-se de vencer um grande desafio. Receberemos turistas de todo o mundo, ansiosos por conhecer as belezas naturais do nosso país e os serviços não poderão desafinar diante de tanta maravilha natural.

Como acontece em todo tipo de trabalho, o evento realizado em Recife também apresentou seus momentos de desafio, pois do local do evento, um hotel à beira-mar num sábado de céu azul, iluminado pelo sol pernambucano, avistava-se por uma porta lateral ao auditório, a praia movimentada e os tons  azuis e verde claro, que só o mar do nordeste brasileiro sabe ter.

Francamente, encarar o trabalho nesse cenário foi outro grande desafio.

No mais, saímos de lá satisfeitos, tanto pela deliciosa brisa marinha quanto pela oportunidade de compartilhar histórias e técnicas com pessoas tão interessadas e felizes.

Um abraço e até nosso próximo encontro.

Gilberto Cavicchioli

Por Gilberto Cavicchioli

É professor de pós-graduação em cursos de Gestão de Negócios, consultor e gestor da empresa Cavicchioli Treinamentos. Realiza cursos e palestras técnicas sobre gestão de pessoas em cartórios extrajudiciais. Autor dos livros O Efeito Jabuticaba, na 4ª edição e Cartórios e Gestão de Pessoas: um desafio autenticado, na 2ª edição. Conheça nosso material sobre gestão em: cavicchiolitreinamentos.com.br