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Artigo Arpensp – outubro/2012

Como lidar com funcionários negativos?

Certamente você já ouviu aquela história que uma laranja estragada em contato com outras laranjas boas, pode estragar todas as boas.

Dessa história, pode-se relacionar algo semelhante ao que acontece nas empresas – e nas serventias do registro civil não é diferente:   encontrarmos funcionários que por alguma (ou algumas) razão,  vem para o trabalho com aquela falta de disposição, com uma “aura” escura, negativa, sem entusiasmo.

Dessas pessoas, é comum partirem os resmungos, as reclamações das condições de trabalho, as objeções. Quando é pedido um serviço extra então, aí é que o mundo desaba.

Atualmente na gestão de pessoas, sabe-se compreender quando um funcionário atravessa um momento difícil, desfavorável – seja na vida pessoal ou profissional – e que temporariamente possa trabalhar com menor ritmo do que é seu normal.

Mas se seu comportamento negativo começar a influenciar o resultado da equipe, é hora de tomar algumas providências.

Primeiro, é sempre aconselhável, tentar entender as causas do comportamento negativo. São algumas delas:

– um sentimento de ter sido deixado de lado em algum assunto do trabalho

– falta de reconhecimento por parte de seus superiores

– alvo de uma crítica injusta

– insatisfação com o salário

– desprezo demonstrado por algum colega

– raiva por uma solicitação não ter sido atendida

Lidar com o comportamento negativo, que pode ter origem em causas como essas, é uma tarefa difícil para todos os gestores.

Sou favorável a encarar situações assim, na hora, não ignorando o fato de que poderá se agravar e envolver decisões disciplinares mais severas.

Uma reunião formal de avaliação periódica, uma ou duas vezes ao ano ajuda na redução de comportamentos negativos.

Comece perguntando como a pessoa se sente no trabalho, se está satisfeita com o apoio que recebe dos colegas e do seu superior.

A ideia é diagnosticar o problema e prescrever o remédio.

Muitas vezes o funcionário não está capacitado para admitir que o problema é real, dificultando o diagnóstico. Se for esse o caso, exemplos reais de comportamentos negativos ocorridos no ambiente de trabalho, ajuda na compreensão.

Debater e chegar a um acordo a respeito das providências que a pessoa deverá tomar para que ela assuma um comportamento mais positivo são de grande valia também.

O objetivo de melhorar o comportamento de pessoas negativas no trabalho, não é mudar essas pessoas, mas conscientizá-las de que com algumas mudanças, e feedbacks freqüentes todos sairão beneficiados, tanto os clientes internos quanto os externos.

Ficamos por aqui. Um abraço.

Gilberto Cavicchioli

Por Gilberto Cavicchioli

É professor de pós-graduação em cursos de Gestão de Negócios, consultor e gestor da empresa Cavicchioli Treinamentos. Realiza cursos e palestras técnicas sobre gestão de pessoas em cartórios extrajudiciais. Autor dos livros O Efeito Jabuticaba, na 4ª edição e Cartórios e Gestão de Pessoas: um desafio autenticado, na 2ª edição. Conheça nosso material sobre gestão em: cavicchiolitreinamentos.com.br