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ARTIGO ARPENSP – Julho 2012

Chefe versus Líder: de qual lado você está?

Por mais que o tema liderança seja amplamente abordado em artigos e treinamentos na administração empresarial e gestão de pessoas, esse assunto está longe de esgotar-se. Pelo contrário, o volume de publicações em mídias diversas, vem aumentando nos últimos anos em progressão geométrica.

A ideia aqui é apresentar a posição do chefe, aquele profissional que tem autoridade, é super focado nos resultados e no cumprimento de prazos, comparado com o outro lado – do líder – que combina uma lista de qualidades pessoais, como saber conquistar a credibilidade dos seus liderados e trabalhar em equipe.

Acredito que todo líder reúne condições de atuar como chefe, mas nem todo chefe poderá se tornar um líder.

Cada lado tem seus pontos fortes e pontos a melhorar. Vejamos alguns deles.

O CHEFE

Pontos fortes

  • Cooperador dedicado e leal, faz o que é correto, trabalha racionalmente, oferecendo segurança
  • É sistemático e analítico, mantêm a continuidade dos processos

Pontos a melhorar

  • Atua como um comandante, que empurra as pessoas
  • Pode ter dificuldades de colocar limites, e tornar-se perfeccionista
  • Pode demonstrar frieza e distanciamento emocional, podendo parecer teimoso

O LÍDER

Pontos fortes

  • Tem sensibilidade para perceber as necessidades dos outros, conciliando interesses que parecem opostos
  • Luta abertamente pelas oportunidades, tem sentido de urgência

Pontos a melhorar

  • Pode apresentar baixa tolerância quando enxerga falta de competência
  • Pode mudar de posição com certa facilidade, forçando situações difíceis
  • Quando bem sucedido, pode demonstrar certa arrogância

Acredito que hoje o cargo de chefe cede espaço à função do líder, pois cada vez mais, gerenciamos pessoas, ouvimos suas necessidades, adequando os seus pontos fortes às demandas da empresa.

Será que nas serventias, todo funcionário que chefia, pode ser um líder?

Acredito que não, pois conheço muito funcionário de talento que não está interessado em arcar com as responsabilidades de um líder. Optam pelo trabalho com base na segurança e estabilidade.

Ao líder cabe trabalhar com base nos desafios, na inovação e criatividade. Para o líder, a incerteza muitas vezes, é uma certeza.

Mais importante que tudo isso, o líder precisa querer liderar, equilibrando suas ações e seu exemplo com seus pensamentos.

A partir dessa decisão pessoal de querer ser líder, o desenvolvimento das competências da liderança por meio de estudos, treinamentos, convivência com o exemplo de outros líderes e certa dose de humildade, ajudam, e muito, na construção de bons líderes.

Ficamos por aqui. Um abraço.

Gilberto Cavicchioli

Por Gilberto Cavicchioli

É professor de pós-graduação em cursos de Gestão de Negócios, consultor e gestor da empresa Cavicchioli Treinamentos. Realiza cursos e palestras técnicas sobre gestão de pessoas em cartórios extrajudiciais. Autor dos livros O Efeito Jabuticaba, na 4ª edição e Cartórios e Gestão de Pessoas: um desafio autenticado, na 2ª edição. Conheça nosso material sobre gestão em: cavicchiolitreinamentos.com.br