“Ingressar em uma carreira significa avançar no caminho da vida”
P. Robert (1989)

O que são Âncoras de Carreira?

Os profissionais jovens são a maioria nos quadros de funcionários dos cartórios extrajudiciais. Quem é que não está atento com a estruturação e desenvolvimento da sua carreira profissional?

Pensando nisso, o psicólogo sueco Edgar Schein, considerado o pai do Desenvolvimento Organizacional, criou o conceito das Âncoras de Carreira, com base em estudo realizado durante 12 anos com graduados em MBA do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos.

Conhecer as nossas Âncoras de Carreira poderá auxiliar na escolha e decisão de qual, ou quais, caminhos seguir na carreira profissional e assim planejar o futuro no trabalho, alinhado aos nossos valores, crenças e motivos que não abrimos mão.

As Âncoras de Carreira podem ser definidas como o conjunto de necessidades, valores e talentos que a pessoa se mostra menos disposta a abdicar quando confrontada com a necessidade de escolher.

 O termo ancoragem é a tendência de nos fixarmos em uma informação ou uma posição como ponto de partida ou de referência. É o que atrai a pessoa naquele trabalho ou atividade, pois proporciona ganho de conhecimentos, sensação de segurança eleva a produtividade.

As nossas Âncoras de Carreira afloram com o passar dos anos, e mudam ao longo de nossa vida em função das situações e fases que vivenciamos tanto na vida pessoal quanto na profissional.

Um dos objetivos deste texto é auxiliar o caro leitor a descobrir – qual, ou quais Âncoras – tem maior peso em sua experiência profissional.

Para descobrir as suas Âncoras de Carreira, você poderá aplicar o questionário em si mesmo, sem custos, pois está disponível na Internet. Vale pesquisar.

Link: roberthalf.com.br/blog/carreira/teste-ancoras-de-carreira

Um simples exemplo prático. Anos atrás, quando meus filhos eram ainda pequenos, no período da infância ao ensino médio, o meu foco de trabalho foi manter o ganho necessário para manter a família com certo conforto, cumprir compromissos, etc. e tal. Era o que me ancorava o que me trazia motivação para trabalhar.

Hoje, com os filhos “encaminhados”, como se diz, minhas Âncoras mudaram um pouco. Enquanto na época a prioridade era estabilidade e segurança no trabalho, atualmente, o que provoca o meu empreendedorismo com autonomia e criatividade são as minhas Âncoras predominantes.

As oito âncoras de carreira, segundo Schein:

  1. Competência técnica e funcional
  2. Competência administrativa
  3. Autonomia e independência
  4. Segurança e estabilidade
  5. Criatividade empreendedora
  6. Dedicação e serviço a uma causa
  7. Desafio puro
  8. Estilo de vida

A importância de conhecer suas Âncoras de Carreira contribui para a pessoa descobrir a combinação, ou não, entre o profissional e a empresa.  Elas também ampliam a nossa percepção daquilo que muitas vezes não enxergamos em nós mesmos.

Nos cartórios extrajudiciais, durante os treinamentos que realizamos com notários e registradores, faço frequentemente a pergunta aos participantes: “O que te prende, o que te motiva a trabalhar na sua atividade no Cartório?”

As respostas normalmente são:

  • Aqui no cartório, desenvolvo novas competências técnicas, aprendo coisas novas quase todos os dias;
  • Me satisfaz muito saber que ajudo as pessoas, torno melhor a convivência social;
  • Admiro a competência administrativa dos Tabeliães e Registradores e as habilidades técnicas dos escreventes que trabalham comigo;
  • Tenho estabilidade no emprego, os salários são sempre pagos em dia, me sinto segura sabendo que todos os dias, teremos público para atender;

Observe caro leitor, que algumas Âncoras de Carreira apresentadas neste texto – pelo menos quatro delas – se mostram presentes no ambiente de trabalho dos cartórios extrajudiciais.

Na atividade notarial e registral – que tenho a oportunidade de contribuir na capacitação de pessoas desde 2006 –, impressiona a predominância de funcionários trabalhando com muito afinco e motivação. Observo colaboradores das serventias extrajudiciais satisfeitos com o trabalho que realizam e felizes nas atividades que desempenham e nas responsabilidades que assumem. A modernização digital na atividade registral e notarial é uma das Âncoras do pessoal jovem que gosta de desafios e se sente estimulado com as oportunidades futuras na carreira.

Funções de trabalho e o que te ancora

Veja nos exemplos a seguir algumas funções de trabalho alinhadas respectivamente às oito Âncoras de Carreira listadas acima:

  1. Especialistas em determinados assuntos, acadêmicos, mestres, doutores, pesquisadores.

Âncora: Permanecer na área de sua especialidade com desafios às capacidades e aptidões técnicas.

  1. Líderes e influenciadores de equipes, empreendedores, empresários, gestores, tabeliães e registradores.

Âncora: Oportunidade de liderar, estar no comando. Atingir maior nível de responsabilidades e ter a capacidade de influenciar pessoas.

  1. Trabalho autônomo, empreendedores e empresários. Trabalhos por projetos. Atividade livre de regras e limitações.

Âncora: Trabalhos livres de regras e padrões. Impor o ritmo de trabalho da sua maneira. Sentir-se dono do próprio destino.

  1. Trabalhos públicos ou privados que ofereçam estabilidade, focados na execução segundo padronização e previsibilidade.

Âncora: Trabalho estável que proporcione sensação futura de baixo risco e estabilidade. Desempenhos previsíveis e lealdade à organização.

  1. Empresários, empreendedores, trabalhos que demandam certo risco, atividades em startups, trabalhos artísticos que demandem criatividade.

Âncora: Sonho de ter e crescer no próprio negócio. Impulso criativo na criação de novos negócios, produtos ou serviços.

  1. Profissionais da área de assistência, saúde, educação ou do terceiro setor. Atividades que podem transformar ou fazer diferença positiva na vida das pessoas.

Âncora: Contribuir com a melhoria da sociedade, solucionando questões sociais e ambientais. Lealdade a uma causa.

  1. Trabalhos com pouca rotina, pesquisas ou projetos complexos. Atividades relacionadas às estratégias e às variações do mercado.

Âncora: Solução de problemas complexos ou insolúveis, superação de obstáculos. Desenvolver a capacidade de influenciar pessoas.

  1. Trabalhos autônomos, que ofereçam flexibilidade, atividades que propiciam equilíbrio ente vida pessoal e profissional.

Âncora: Prioridade no equilíbrio entre necessidades pessoais, família e carreira. Estabilidade geográfica e flexibilidade.

A atividade notarial e registral é desafiante. Exige empenho, muitos estudos e atualizações frequentes. Quanto mais esses desafios estiverem alinhados com as Âncoras de Carreira dos colaboradores, maior a chance de se sentirem úteis e propensos ao desenvolvimento.

Fica aí um interessante tema para ser tratado pelos setores de Recursos Humanos ou pelo Departamento de Pessoal, com objetivo de aumentar a coesão das equipes, manter a motivação e melhorar a produtividade de todos.

Em períodos marcados por instabilidade e constante mudança, conhecer e avaliar as nossas Âncoras de Carreira dão foco e direcionamento à carreira e nos ajudam a equilibrar vida familiar e trabalho. E também, a entender tais mudanças e os motivos que muitas vezes nos tiram do nosso melhor. 

 Ficamos por aqui. Até a próxima.

Publicado originalmente no Jornal do Notário – ANO XXIII – Nº 205
– SET/OUT – 2021, pgs. 28 e 29.

Gilberto Cavicchioli

Por Gilberto Cavicchioli

É professor de pós-graduação em cursos de Gestão de Negócios, consultor e gestor da empresa Cavicchioli Treinamentos. Realiza cursos e palestras técnicas sobre gestão de pessoas em cartórios extrajudiciais. Autor dos livros O Efeito Jabuticaba, na 4ª edição e Cartórios e Gestão de Pessoas: um desafio autenticado, na 2ª edição. Conheça nosso material sobre gestão em: cavicchiolitreinamentos.com.br