“Faça dos seus sonhos, um objetivo”.
– Autor desconhecido
Objetivos, tanto na vida pessoal quanto na profissional, descrevem coisas que devem ser visadas, ou alcançadas por indivíduos, departamentos, equipes e organizações.
Por meio de objetivos, determinamos o que pretendemos ou planejamos realizar em certo período de tempo. Um objetivo determina aonde se quer chegar.
A conhecida teoria do estabelecimento de objetivos sustenta que alcançar objetivos específicos difíceis, a prática do feedback ente os envolvidos ou da liderança, conduz a melhores desempenhos, como veremos no caso logo abaixo.
Em qualquer circunstância na atividade Notarial e Registral, ao definirmos objetivos para elevar a produtividade da serventia extrajudivial, por exemplo, enfrentamos desafios e obstáculose diversos.
Orientação para resultados
A burocracia, a desmotivação, os choques de interesses, as oscilações da economia e mudanças nas leis são fatores que comprometem nos resultados.
Pesquisas recentes realizadas pelo portal de notícias G1 perguntou para 20 grandes empresas de consultoria, relacionar as características mais buscadas e valorizadas nos profissionais. As respostas mais frequentes, respondidas pela pesquisa foram as características abaixo:
- Orientação para resultados;
- Visão do negócio;
- Comunicação eficaz;
- Trabalho em equipe;
- Paixão pelo desempenho.
Tabeliães e Notários à frente de seus cartórios extrajudiciais – atividade que vivencia muitas mudanças na gestão dos seus processos e rotinas – podem se perguntar: quais os objetivos que deveremos estabelecer para desenvolver e adquirir as habilidades necessárias com vistas às melhorias no desempenho da serventia?
Uma característica predominante salientada na pesquisa – a orientação para resultados – exige uma coordenação de movimentos.
Acredito que – embora não haja referência nessa pesquisa – que os resultados almejados pelas empresas sejam, redução de custos, ganhar agilidade nos processos internos, comunicação mais eficiente ou a agilidade na conclusão de projetos em andamento, dentre outros.
A ferramenta EMART
O procedimento para se fixar objetivos não precisa ser complicado. Entretanto, requer alguns cuidados que muito influenciam no desempenho.
A seguir relaciono um método bastante conhecido, batizado de EMART, para ajudar na fixação de objetivos e metas, que nada mais são que os objetivos com prazo para ser alcançado.
Quando fixamos um objetivo pelo método EMART significa que:
E de específico. A fixação de objetivos não deve deixar margens para interpretações duvidosas. Um bom nível de detalhamento é necessário.
- O que pretendemos alcançar?
- Quem são os envolvidos?
- Quais benefícios existem?
- Por que será feito?
- Quais serão os desafios, as possíveis ameaças e oportunidades?
- Quanto vai custar?
- Quando será finalizado?
M de mensurável. Criar medidas de desempenho quantitativas e qualitativas. Tempo médio de atendimento no balcão, número de atos praticados em tal setor da serventia, redução do número de retrabalhos, etc.
A de alcançável. Os objetivos devem sempre ser desafiadores, para estimular altos padrões de desempenho. Entretanto, que tais objetivos sejam alcançáveis dentro da capacidade de cada indivíduo ou setor da serventia. Objetivos inatingíveis ou mal determinados podem provocar desmotivação aos funcionários envolvidos.
R de realista. O objetivo está alinhado com a realidade do Tabelionato de Notas? Os princípios éticos serão obedecidos neste objetivo? Nossos recursos materiais e humanos suportam os objetivos traçados?
T de tempo. Os objetivos acontecerão dentro de um prazo definido, com data de início e fim bem claros para toda a equipe? Todo objetivo deve ter uma previsão de tempo em que será realizado.
Tudo o que melhora a vida das pessoas, dos clientes e o dia a dia do cartório extrajudicial pode entrar na pauta da fixação de objetivos. E estes quanto mais sentidos pelos envolvidos, quanto maior engajamento despertarem na equipe, maior será a chance de serem alcançados.
SITUAÇÃO: Estudo de caso de avaliação de desempenho
Faço o convite ao caro leitor para fazer o exercício abaixo, para saber se a sua escolha foi a do grupo ou grupos que apresentou maior desempenho. Vamos ao caso.
Atletas divididos em quatro grupos, sem contato entre si, têm como objetivo marchar 20 km num mesmo dia, no mesmo terreno.
Cada grupo recebeu de seus líderes as ordens abaixo:
- 1º grupo – Marchar 15 km. No 14º km, foram informados pelo líder de que faltavam 6 km.
- 2º grupo – O lider explicou a distância que deveriam percorrer e o progresso obtido ao longo do caminho
- 3º grupo – Marchar 25 km. No 14º km, foram informados pelo líder de que faltavam apenas 6 km.
- 4º grupo – Tem que marchar uma longa distância, explicou o líder.
Em sua opinião, como gestor de pessoas, para cumprir o objetivo, qual dos quatro grupos apresentou melhor desempenho e suportou mais o estresse?
Respostas: Grupo 2 (melhor) e o Grupo 3
Objetivo: percorrer os 20km
Feedback: a distância já percorrida
Quando a liderança oferece:
- Claro senso de direção e
- Feedback ao longo do caminho como forma de estímulos, se ganha desempenho.
A liderança deve estimular as pessoas a darem tudo de si, provocando a vontade de melhorar e o engajamento dos participantes.
Finalizo este artigo com um pensamento do escritor Paulo Coelho: “Quando se viaja na direção de um objetivo, é muito importante prestar atenção no caminho”.
Muitas vezes vencer os desafios na busca de nossos objetivos traz mais satisfação do que a própria conquista do objetivo, não é mesmo?
Ficamos por aqui. Até o nosso próximo encontro.
Publicado originalmente no Jornal do Notário CNB/SP – ANO XXV – Nº 215
– MAI/JUN – 2023, pgs. 26 e 27.
Por Gilberto Cavicchioli
É professor de pós-graduação em cursos de Gestão de Negócios, consultor e gestor da empresa Cavicchioli Treinamentos. Realiza cursos e palestras técnicas sobre gestão de pessoas em cartórios extrajudiciais. Autor dos livros O Efeito Jabuticaba, na 4ª edição e Cartórios e Gestão de Pessoas: um desafio autenticado, na 2ª edição. Conheça nosso material sobre gestão em: cavicchiolitreinamentos.com.br