O cenário
As mudanças que se vem prolongando no tempo provocado pela pandemia têm motivado enormes transformações e impactos nas nossas relações e comportamentos com as pessoas, com o ambiente e com o trabalho.
Nesse cenário de incertezas que afetam todos os setores de atividades, além da questão da saúde da população, o que vem impactando com muita intensidade são as relações de trabalho.
Quase tudo do que se fez ou conhecia até aqui envolvendo o trabalho, as empresas e seus colaboradores, ficou ultrapassado exigindo, portanto, uma ampla revisão de procedimentos.
Atividades presenciais perdem espaço para as atividades on-line que ganham cada vez mais importância no nosso cotidiano. A transformação digital e a flexibilização de jornadas de trabalho sinalizam que o “horário comercial” tradicional, pode estar com os dias contados.
Estávamos acostumados com as relações de trabalho vigentes, que ainda são da época em que abraços e encontros eram inofensivos.
O notariado na era digital
A modalidade de trabalho remoto, por exemplo, evidencia que mesmo trabalhando à distância do antigo escritório, podemos obter resultados de boa qualidade na execução de tarefas e no desempenho de responsabilidades. Quebram-se, portanto, paradigmas em relação ao desempenho, ao alcance de metas e a motivação das pessoas no ambiente de negócios.
Tabeliães, notários e registradores – na era digital – se veem diante de situações inéditas entre documentos físicos e digitais. Os termos “Notariado Eletrônico” e “Escrituras Públicas e Procurações Digitais”, entre outros, assumem papéis relevantes no repertório do notariado contemporâneo.
Ao mesmo tempo em que a modernidade digital avança nas atividades do setor, observa-se ainda as indesejáveis filas que se formam nos horários de maior movimento nas calçadas na porta de alguns cartórios extrajudiciais, provocadas na sua maioria, pela impossibilidade do uso das senhas eletrônicas por causa das regras do distanciamento social.
O contraste simultâneo do jeito de trabalhar formal com o que é novo ou em processo de mudança é evidente, e desafia a eficiência e a criatividade dos tabeliães e registradores diante de suas equipes de atendimento ao usuário das serventias extrajudiciais.
As novas competências
No momento em que notamos a convivência do mundo “off-line” com o mundo “on-line”, uma questão tornou-se frequente na visualização de dias futuros. O que esperar do futuro do trabalho?
Para tentar responder a essa questão, a gestão de pessoas nas organizações tenta adequar-se às tendências, buscando entender as competências mais demandadas futuramente, obrigando as empresas a investir cada vez mais na capacitação e especialização dos seus profissionais.
É interessante ressaltar na gestão dos recursos humanos, que o termo competência é definido pelo conjunto de três elementos: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes – batizado de CHA.
Competências são as atribuições de um profissional que sabe o que é necessário fazer. Exemplificando:
- Conhecimentos é “o saber o que fazer”
- Habilidades é “o saber como fazer”
- Atitudes é “o querer fazer”
Outra boa questão: Quais serão no futuro essas tais competências?
O Fórum Econômico Mundial divulgou em janeiro um relatório com 96 profissões do futuro segundo matéria publicada na Revista da ESPM de abril/2021. São profissões cada vez mais relacionadas à tecnologia, à gestão de riscos e segurança digital.
Na linha de visão do futuro do trabalho, pesquisas recentes realizadas com gestores de empresas no Brasil que têm experimentado crescimento em seus setores de atividades, determinam as competências dos profissionais do futuro mais desejadas que estão em parte relacionadas abaixo:
- Conhecimentos técnicos para interpretar dados;
- Pensamento analítico e inovação;
- Foco no serviço e satisfação do usuário ou cliente;
- Capacidade para liderar equipes multidisciplinares;
- Trabalhar com a diversidade e a inclusão;
- Capacidade de aprendizado contínuo para lidar com os novos desafios;
- Proatividade e iniciativa para encontrar as melhores soluções;
- Tolerância e resiliência para aprender e superar frustrações;
- Persuasão e técnicas de negociação.
As oportunidades
No futuro do trabalho, segundo o relatório e pensando na atividade notarial e registral, as profissões estarão cada vez mais relacionadas com a tecnologia e com equipes multidisciplinares – grupo de profissionais com diferentes qualificações e que se complementam no trabalho para um objetivo comum –, capazes de criar soluções com segurança e minimizar riscos às pessoas e instituições. Visando, contudo proporcionar atendimento de qualidade e garantindo o cumprimento dos atos notariais segundo os regimentos, normas e leis vigentes.
Ao mesmo tempo em que a tecnologia e a inteligência artificial tendem a reduzir o número de postos de trabalho, por outro lado, segundo o Fórum Econômico Mundial, as profissões do futuro deverão gerar 6,1 milhões de novas oportunidades de trabalho até o final de 2022. O que não deixa de ser uma boa notícia àqueles profissionais atentos ao desenvolvimento de novas competências.
O individualismo perde espaço no ambiente futuro de trabalho e equipes multidisciplinares coordenarão as atividades e a criação de oportunidades para a inovação. Estaremos menos conectados com as empresas na qual trabalhamos e mais conectados aos desafios e oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.
O profissional do futuro, além da capacidade das atribuições técnicas e comportamentais exigidas – o saber o que, como e querer fazer – também dará prioridade ao desenvolvimento de trabalhos sociais, à qualidade de vida e a um propósito pessoal, que garanta ser resiliente em meio às diversidades.
No futuro, portanto, estaremos diante de grandes desafios.
Até mais, um abraço.
Publicado originalmente no Jornal do Notário – ANO XXII – Nº 204
– JUL/AGO – 2021, pgs. 28 e 29.
Por Gilberto Cavicchioli
É professor de pós-graduação em cursos de Gestão de Negócios, consultor e gestor da empresa Cavicchioli Treinamentos. Realiza cursos e palestras técnicas sobre gestão de pessoas em cartórios extrajudiciais. Autor dos livros O Efeito Jabuticaba, na 4ª edição e Cartórios e Gestão de Pessoas: um desafio autenticado, na 2ª edição. Conheça nosso material sobre gestão em: cavicchiolitreinamentos.com.br