Skip to main content

O futuro do atendimento ao cliente em empresas prestadoras de serviços está sendo moldado por uma série de tendências e avanços tecnológicos. 

Os atendimentos tradicionais, por telefone fixo ou presenciais, envolvendo o prestador do serviço e o cliente em contatos olho no olho, vêm sendo substituídos nos últimos anos por meios de atendimentos digitais, realizados online, com pouca ou nenhuma interação tradicional frente a frente envolvendo as partes interessadas.

Somos bombardeados quase que diariamente com comunicados de empresas prestadoras de serviços informando que daqui para frente a nova modalidade de atendimento será via aplicativo, via site, etc. e tal. É quase que uma imposição. 

Vamos combinar que, tanto a modalidade de atendimento clássica, tradicional, quanto os caminhos digitais, por meio de aplicativos e plataformas diversas apresentam os seus prós e contras.

Neste artigo pretendemos apresentar ao nosso caro leitor, algumas maneiras pelas quais esse futuro nas formas de atendimento ao público nos tabelionatos extrajudiciais pode se desdobrar:

O futuro nas formas de atendimento

  1. Inteligência Artificial (IA) e Chatbots: Os chatbots são softwares que se comunicam e interagem por meio de mensagens automatizadas passam a desempenhar um papel importante no atendimento ao cliente. Com o avanço da inteligência artificial, esses chatbots se tornarão mais sofisticados e capazes de lidar com consultas mais complexas. Eles serão capazes de entender melhor as perguntas dos clientes e fornecer respostas mais precisas e úteis.
  2. Automação de Processos: A automação de processos será cada vez mais utilizada para agilizar as interações com os clientes. Isso inclui a automação de tarefas repetitivas e a implementação de sistemas de autoatendimento mais eficientes. Os clientes poderão resolver problemas e obter informações sem a necessidade de interação humana. No caso da atividade notarial e registral, que tem muitas particularidades, acredita-se que sempre haverá a necessidade de orientação e monitoramento ao longo do processo de atendimento.
  3. Personalização: A personalização do atendimento ao cliente continuará a ser uma prioridade. Com o tempo, as empresas utilizarão cada vez mais dados e análises avançadas para entender melhor as necessidades individuais dos clientes e oferecer soluções e recomendações personalizadas. Isso pode incluir ofertas especiais, conteúdo personalizado e experiências sob medida.
  4. Canais Omnichannel: Os clientes esperam poder entrar em contato com as empresas por meio de uma variedade de canais, incluindo telefone, e-mail, chat ao vivo, mídia social e mensagens de texto. As empresas prestadoras de serviços precisarão garantir uma experiência consistente e integrada em todos esses canais, permitindo que os clientes ou usuários alternem facilmente entre eles conforme necessário. Investimentos em treinamento e capacitação de pessoal será primordial para garantir a qualidade dos serviços, que envolve precisão técnica e agilidade na entrega.
  5. Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA): A RV e a RA podem ser utilizadas para oferecer suporte visual e interativo aos clientes. Por exemplo, técnicos de serviço podem usar óculos de RV para receber orientações passo a passo enquanto realizam reparos, ou os clientes podem visualizar produtos em 3D antes de fazer uma compra.
  6. Atendimento Proativo: As empresas estarão cada vez mais focadas em fornecer atendimento proativo, antecipando as necessidades dos clientes e resolvendo problemas antes mesmo que eles surjam.
  7. Ênfase na Experiência do Cliente: Aperfeiçoar a experiência do cliente continuará sendo o foco central do atendimento ao cliente. As empresas investirão em treinamento de funcionários, tecnologia e processos para garantir que cada interação com o cliente seja positiva e memorável. Isso inclui desde o primeiro contato até o pós-venda ou pós-atendimento com suporte contínuo.

A integração de tecnologias

O futuro do atendimento ao cliente em empresas prestadoras de serviços será certamente caracterizado pela integração de três elementos principais: 

  1. Uso de tecnologias avançadas;
  2. Foco na personalização e experiência do cliente;
  3. Abordagem multicanal e proativa para resolver problemas e atender às necessidades dos clientes.

A atividade notarial e registral tem em sua essência e característica conhecer a fundo as necessidades e expectativas dos usuários em demandas muito específicas como a lavratura de escrituras públicas, reconhecimento de paternidade ou pacto antenupcial para citar alguns exemplos. 

À medida que a tecnologia continua a evoluir e as expectativas dos clientes mudam, as serventias notariais e registrais precisarão estar preparadas para se adaptar e inovar para oferecer experiências excepcionais de atendimento ao cliente.

Certamente, encontrar o equilíbrio entre o atendimento tradicional e o atendimento multicanal será um grande desafio para o contínuo aperfeiçoamento dos tabelionatos, mantendo sua essência de levar cada vez mais segurança jurídica e conforto para a população.

Ficamos por aqui, até nosso próximo encontro.

Publicado originalmente no  Jornal do Notário CNB/SP – ANO XXV – Nº 220
– MAR/ABR – 2024, pgs. 44 e 45.


Gilberto Cavicchioli

Por Gilberto Cavicchioli

É professor de pós-graduação em cursos de Gestão de Negócios, consultor e gestor da empresa Cavicchioli Treinamentos. Realiza cursos e palestras técnicas sobre gestão de pessoas em cartórios extrajudiciais. Autor dos livros O Efeito Jabuticaba, na 4ª edição e Cartórios e Gestão de Pessoas: um desafio autenticado, na 2ª edição. Conheça nosso material sobre gestão em: cavicchiolitreinamentos.com.br