ARTIGO CNB – GESTÃO DA QUALIDADE (julho 2010)
Todos nós observamos e sentimos “na pele” que o ritmo de trabalho tem se intensificado nos últimos anos. Trabalhamos entre 40 a 50 horas semanais.
Nesse contexto, os avanços tecnológicos e as melhores condições gerais se mostram insuficientes para evitar o estresse no trabalho.
O estresse, esse estado de tensão contínua, rompe limites e ocupa nossas vidas no aspecto pessoal e profissional. Os sintomas são observados no plano físico, psicológico ou comportamental.
As causas do estresse têm origens diversas:
- situações de competição
- ambientes de perigo
- sensação de fracasso
- problemas de relacionamento interpessoal
- dificuldades financeiras
- insegurança no emprego, etc.
Tanto o pessoal mais simples, quanto o pessoal mais qualificado e com maiores responsabilidades na empresa podem apresentar sinais de estresse.
Com base em estudos recentes, podemos combater de algumas formas o estresse que acomete tantas pessoas. Algumas delas, e, que eu gostaria de chamar a atenção dos leitores se situa no plano comportamental.
Consiste em evitarmos atividades medíocres, destituídas de significado, altamente repetitivas, que não provocam nosso engajamento e nossa motivação para o trabalho.
Manter-se atualizado, aceitar o desafio de novas responsabilidades, retomar os estudos por meio da educação continuada, dedicar-se a uma atividade filantrópica, são, certamente, antídotos poderosos para se evitar o estresse e suas conseqüências.
Ficam aqui essas sugestões. Se for o seu caso de sentir que o estresse no trabalho está pelas redondezas, adotar uma delas pode fazer toda a diferença.
Fica meu abraço e até uma próxima oportunidade.
São Paulo, 04 de agosto de 2010
Por Gilberto Cavicchioli
É professor de pós-graduação em cursos de Gestão de Negócios, consultor e gestor da empresa Cavicchioli Treinamentos. Realiza cursos e palestras técnicas sobre gestão de pessoas em cartórios extrajudiciais. Autor dos livros O Efeito Jabuticaba, na 4ª edição e Cartórios e Gestão de Pessoas: um desafio autenticado, na 2ª edição. Conheça nosso material sobre gestão em: cavicchiolitreinamentos.com.br