Skip to main content

Os jovens profissionais estão se tornando gestores cada vez mais cedo.

Líderes novatos no ambiente das organizações frequentemente enfrentam desafios ao se ajustarem às suas novas responsabilidades.

Ser um líder novo pode ser desafiador e cometer erros é algo natural nesse processo. No entanto, reconhecer esses erros e buscar soluções é fundamental para o desenvolvimento profissional e o sucesso da equipe.

Na atividade notarial e registral, encontramos situações em que o Tabelião ou Registrador ao assumir a serventia extrajudicial, se depara com equipes de pessoas sob sua responsabilidade e liderança com as mais diversas necessidades e expectativas.

Para orientar esses profissionais – que convivem tanto com equipes jovens quanto com equipes maduras –, apresento alguns dos erros mais frequentes que são cometidos no ambiente empresarial. Tais erros são constatados na minha experiência profissional nas serventias e na opinião de especialistas em gestão de pessoas e liderança.

 

Os Erros Frequentes e Dicas de Comportamento

  1. Falta de clareza e comunicação:
    Erro: Não definir expectativas claras, fornecer instruções confusas ou falhar em comunicar decisões importantes à equipe.
    Dica: Seja claro, conciso e direto na comunicação. Utilize diversos canais para se comunicar, como reuniões, emails e chats online. Identifique o meio de comunicação mais satisfatório à equipe.
  2. Microgerenciamento:
    Erro: Tentar controlar cada passo da equipe, supervisionar cada tarefa de perto e não dar autonomia.
    Dica: Confie nas habilidades da sua equipe. Delegue tarefas com clareza, forneça suporte – técnico e comportamental – quando necessário e monitore o progresso sem sufocar a autonomia dos membros.
  3. Falta de feedback:
    Erro: Não fornecer feedback regular e construtivo à equipe, seja positivo ou feedback de melhoria.
    Dica: Crie no seu cartório extrajudicial uma cultura de feedback contínuo. Ofereça feedback frequente e específico sobre o desempenho individual e da equipe, focando em áreas de melhoria e reconhecendo conquistas.
  4. Inacessibilidade:
    Erro: Estar indisponível para a equipe, seja fisicamente ou por meio de canais de comunicação.
    Dica: Defina horários específicos para estar disponível aos escreventes e auxiliares. Incentive a comunicação aberta e transparente, criando um ambiente onde as pessoas se sintam confortáveis expor pontos de vista.
  5. Falta de reconhecimento:
    Erro: Não reconhecer e recompensar as conquistas individuais e da equipe.
    Dica: Celebre as vitórias, grandes ou pequenas. Expresse gratidão pelo trabalho duro e pelos resultados alcançados. Elogie a cada atitude positiva e ofereça reconhecimento adequado às conquistas.
  6. Injustiça e favoritismo:
    Erro: Tratar os membros da equipe de forma desigual, demonstrando favoritismo ou tomando decisões injustas.
    Dica: Seja justo e imparcial em suas ações e decisões. Trate todos os membros da equipe com respeito e valorize suas contribuições individuais.
  7. Falta de desenvolvimento da equipe:
    Erro: Não investir no desenvolvimento profissional dos membros da equipe, seja por meio de treinamentos, mentoria ou oportunidades de crescimento.
    Dica: Incentive o aprendizado contínuo e o desenvolvimento profissional dos escreventes e auxiliares. Ofereça oportunidades de treinamento, mentoria e participação em workshops ou conferências.
  8. Inflexibilidade e resistência a mudanças:
    Erro: Ser resistente a novas ideias, mudanças nos processos ou adaptações às necessidades da equipe ou do mercado.
    Dica: Esteja aberto a novas ideias e sugestões. Incentive a criatividade e a inovação. Busque adaptar-se às frequentes mudanças da atividade notarial e registral e às necessidades e expectativas da equipe.
  9. Falta de empatia e inteligência emocional:
    Erro: Não demonstrar empatia pelas situações e sentimentos dos membros da equipe, falhar na compreensão de suas motivações ou criar um ambiente de trabalho negativo.
    Dica: Desenvolva sua inteligência emocional. Pratique a escuta ativa, demonstre empatia pelas situações dos membros da equipe e crie um ambiente de trabalho positivo e inclusivo.
  10. Falta de visão e planejamento estratégico:
    Erro: Não ter uma visão clara para o futuro da equipe ou não definir metas e objetivos estratégicos para o cartório extrajudicial.
    Dica: Defina uma visão clara e inspiradora para o futuro da equipe. Utilize a ferramenta EMART (Específicos, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Temporizáveis) para alcançar metas e objetivos.

Cinco Recomendações aos Líderes Novatos

Exercer liderança em um cartório extrajudicial exige habilidades específicas e adequadas à natureza singular do trabalho. Para auxiliar líderes novatos nesse desafio, apresento abaixo algumas recomendações valiosas de comportamento:

  1. Priorize a excelência no atendimento aos clientes externos e também aos clientes internos, que são os funcionários da serventia;
  2. Forneça instruções precisas e ferramentas adequadas para o bom desempenho das funções;
  3. Trate os usuários com respeito, empatia e cordialidade, criando um ambiente acolhedor e profissional;
  4. Invista em tecnologia e inovação explorando soluções e ferramentas online;
  5. Aprimore suas habilidades de liderança.

Sempre é bom lembrar que tornar-se um líder motivador e inspirador é um processo contínuo de aprendizado e desenvolvimento.
Reconhecer seus erros, buscar feedback e implementar as dicas acima o ajudará a se tornar um líder mais eficaz, inspirando e fortalecendo a equipe para alcançar resultados excepcionais.

 

Publicado originalmente no  Jornal do Notário CNB/SP – ANO XXV – Nº 221
– MAI/JUN – 2024, pgs. 28 e 29.


Gilberto Cavicchioli

Por Gilberto Cavicchioli

É professor de pós-graduação em cursos de Gestão de Negócios, consultor e gestor da empresa Cavicchioli Treinamentos. Realiza cursos e palestras técnicas sobre gestão de pessoas em cartórios extrajudiciais. Autor dos livros O Efeito Jabuticaba, na 4ª edição e Cartórios e Gestão de Pessoas: um desafio autenticado, na 2ª edição. Conheça nosso material sobre gestão em: cavicchiolitreinamentos.com.br