Artigo ARPENSP – Março 2014
Os trabalhos nas serventias do registro civil têm encontrado um obstáculo frequente: a necessidade de desenvolver pessoas para desempenhar as tarefas e assumir as responsabilidades demandadas pela atividade registral que enfrenta mudanças importantes, e exige de seus funcionários e colaboradores maior dinamismo e capacitação.
São citados abaixo, alguns dos motivos que fazem com que a atividade registral necessite de pessoal mais desenvolvido:
– As novas ferramentas de serviços envolvendo tecnologias da informação aplicadas ao RC, por exemplo, o Portal de Serviços Eletrônicos Compartilhados;
– O maior grau de informação e exigência da população sobre os atos registrais;
– A vigência de novos provimentos que exige dos funcionários, constante empenho na compreensão, adequação e execução de novas tarefas;
– O ingresso de novos oficiais aprovados nos Concursos Públicos com expectativas de elevar o movimento de seus cartórios;
– As novas plataformas de serviços que encurtam distâncias na obtenção de documentos.
Com vistas a esse cenário, relaciono algumas maneiras que podem contribuir para o efetivo desenvolvimento de pessoas no trabalho. São orientações válidas a todos aqueles que dependem tanto do seu trabalho individual quanto da equipe:
1. Sempre que instruções são dadas a algum funcionário, o momento deve ser encarado como uma oportunidade de treinamento. Encorajar as pessoas a dizer como elas fariam o trabalho, lembrando sempre que cada ser humano tem sua própria cota de aprendizado e velocidade de execução.
2. Procure treinar e desenvolver pessoas dando primeiro o exemplo de como algo deve ser feito. A formação mais eficiente de pessoas acontece mesmo na prática.
3. Estabeleça por consenso, com os funcionários envolvidos, quais são os padrões de qualidade do serviço e quais são as habilidades a serem aprendidas para que os bons resultados sejam alcançados.
4. Apenas os que conhecem o serviço na prática conseguem dar às pessoas a segurança de que o que se está ensinando é o que vai funcionar na prática.
5. Dê prioridade a quem tiver interesse em participar e deixe para depois quem não manifestar a mesma motivação. Ter funcionários que multipliquem o conhecimento facilita o trabalho de toda a equipe.
6. Dê tempo para a curva de aprendizado. Cada pessoa tem seu tempo e modo de aprender.
A experiência mostra que não há mágica quando se trata de desenvolver pessoas. O treinamento constante e o gerenciamento frequente, diário, mesmo que aparentemente “atrapalhe” o ritmo das atividades na serventia, é também uma forma de aprendizado.
O estabelecimento de metas e a cobrança de desempenho por parte de quem exerce a liderança se constitui na mola propulsora para a serventia contar com pessoal mais desenvolvido e capacitado e em condições de assumir os grandes desafios do registro civil.
Até nosso próximo encontro. Um abraço
Por Gilberto Cavicchioli
É professor de pós-graduação em cursos de Gestão de Negócios, consultor e gestor da empresa Cavicchioli Treinamentos. Realiza cursos e palestras técnicas sobre gestão de pessoas em cartórios extrajudiciais. Autor dos livros O Efeito Jabuticaba, na 4ª edição e Cartórios e Gestão de Pessoas: um desafio autenticado, na 2ª edição. Conheça nosso material sobre gestão em: cavicchiolitreinamentos.com.br